Cyberbullying
Sinais de alerta de que uma criança está sofrendo cyberbullying ou está praticando cyberbullying
Uma criança pode se envolver em cyberbullying de várias maneiras. Ela pode ser vítima, praticar ou testemunhar o bullying . Pais, professores e outros adultos podem não estar cientes de todas as plataformas e aplicativos de mídia social que uma criança usa. Quanto mais plataformas digitais uma criança usa, mais oportunidades ela tem de ser exposta a potenciais casos de cyberbullying.
Muitos dos sinais de alerta de que o cyberbullying está ocorrendo estão relacionados ao uso que a criança faz de seus dispositivos. Como as crianças passam muito tempo em seus dispositivos, o aumento ou a diminuição do uso pode ser menos perceptível. É importante prestar atenção quando uma criança apresenta mudanças repentinas no comportamento digital e social. Alguns dos sinais de alerta de que uma criança pode estar envolvida em cyberbullying são:
Aumentos ou diminuições rápidas e perceptíveis no uso do dispositivo, incluindo mensagens de texto.
Exibir respostas emocionais (risos, raiva, chateação) ao que está acontecendo em seu dispositivo.
Esconder a tela ou o dispositivo quando outras pessoas estão por perto e evita discussões sobre o que está fazendo no dispositivo.
Contas de mídia social são encerradas ou novas aparecem.
Começa a evitar situações sociais, mesmo aquelas que eram apreciadas no passado.
Tornar-se retraída, deprimida ou perder o interesse em pessoas e atividades.
Prevenção e combate ao cyberbullying
Professores, comunidade escolar, instituições religiosas estão em posições únicas para usar suas habilidades e funções na criação de ambientes seguros com normas sociais positivas. Eles também podem perceber mudanças no comportamento das crianças em ambientes de grupo, como quando um grupo de crianças se concentra em outra criança, ou outros sinais de que o cyberbullying pode estar ocorrendo. Há medidas que você pode tomar em sala de aula ou em outros ambientes de grupo para abordar ou prevenir o cyberbullying.
Se você suspeita que uma criança esteja sofrendo cyberbullying, converse com ela em particular para questioná-la. Ela também pode ter provas em seus dispositivos digitais.
Responsáveis: Para entender o comportamento digital das crianças e como ele se relaciona com o cyberbullying, aumente sua conscientização digital.
Professor: Desenvolva atividades que incentivem a autorreflexão, pedindo às crianças que identifiquem e expressem o que pensam e sentem, e que considerem os pensamentos e sentimentos dos outros. Ajude as crianças a desenvolver inteligência emocional para que possam aprender habilidades de autoconsciência e autorregulação para aprender a ter empatia pelos outros. Seja um modelo, reforce e recompense o comportamento positivo em relação aos outros.